Leitura e produção escrita: Atividade desenvolvida pela Profa. Thamires Araújo

2/16/20242 min ler

Conhecer o gosto literário é fundamental para desenvolver o hábito da leitura. Ao entrar em contato com diferentes tipos de textos literários, os estudantes têm a oportunidade de explorar as diversas possibilidades da linguagem humana.

A atividade de leitura complementa a produção escrita, uma vez que ao ler, os estudantes têm a chance de observar diferentes estilos de escrita, estruturas narrativas e técnicas literárias. Essa experiência enriquece sua própria escrita, permitindo que eles incorporem elementos que admiram em autores que apreciam.

Recentemente, os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar livros que haviam lido, promovendo discussões e apreciações entre si. Esse momento foi especialmente relevante, pois permitiu a indicação de obras e a descoberta do gosto literário de cada um.

Ao conhecer o gosto literário de cada estudante, os professores podem direcionar suas recomendações de leitura, tornando a experiência mais personalizada e atraente. Isso é essencial para despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a ler mais.

Além disso, o conhecimento do gosto literário também contribui para a formação de identidade dos estudantes. Através da leitura, eles têm a oportunidade de se identificar com personagens, explorar diferentes perspectivas e refletir sobre questões importantes. Essa conexão emocional com os livros fortalece sua autoestima e senso de pertencimento.

É importante ressaltar que o conhecimento do gosto literário não deve ser limitado a um único gênero ou autor. É fundamental que os estudantes sejam incentivados a explorar diferentes estilos literários, desde clássicos da literatura até obras contemporâneas. Isso amplia seu repertório e permite que eles desenvolvam uma visão crítica e diversificada do mundo.

Em resumo, conhecer o gosto literário é essencial para promover o hábito da leitura e enriquecer a produção escrita dos estudantes. É uma ferramenta poderosa para despertar o interesse, promover a identificação e desenvolver uma visão crítica. Portanto, é fundamental que os professores incentivem e valorizem essa exploração literária em sala de aula.

Componente curricular: Redação

Professora: Thamires Araújo